Treino – Pintura Digital: Ambiente01
O objetivo desta pintura é treinar algumas maneiras de pintar, e criar um ambiente de dia. Com observações na natureza, tentei fazer algo parecido, o principal é a montanha que fica no fundo.
Irei mostrar o processo de produção.
1 – A cor base
Primeiro eu crio uma cor base, neste caso, tentei usar cores medianas. Não há muitos detalhes. Nesta parte é interessante escolher cores boas, e montar a paleta.
2 – A montanha
Nesta pintura comecei a detalhar a montanha com ajuda de uma imagem de folha, depois acrescentei pouco de filtro branco para representar a evapolação das águas que acumulam durante a geada ou chuva.
O desafio maior é criar as copas das árvores, pois como se trata de florestas, o certo é utilizar diversos tipos de folhagem, mas optei apenas por um tipo, só para treinar. O ideal seria formar copas com cores escuras para o claro, isso torna natural.
3 – O céu
O céu eu fiz depois da montanha, nesta etapa eu fiz degrade simples de azul escuro para claro, e o sol é simplesmente um gradiente esférica. Pode parecer difícil criar nuvens, mas existem brushes com formas de nuvens que ajudam muito, mas neste caso eu não usei o brush, eu apenas manchei de branco algumas partes, e usei o smudge ou a ferramenta borrar com forma irregular, dessa forma consegui criar as nuvens.
4 – Os arbustos
O arbusto também tem o mesmo desafio que a floresta, a de criar copas. Mas em compensação um único tipo de folha já é suficiente. Mas também nada impede que possa usar mais de um tipo. Neste caso eu usei o mesmo tipo da floresta. Tentei já usar cores vivas.
5 – Chão
Nesta parte eu sujei o chão com diversas cores como ocre, roxo, verde, marrom avermelhado e assim por diante. E aproveitei fazer um gramado simples com único tipo de forma de folhagem.
6 – Quebrando forma.
7 – Poste
8 – Detalhes adicionais
9 – Imagem final
Nesta parte acrescentei mais brilho no poste já que o sol estava forte. E manchei um pouco em cima e embaixo do concreto, porque em cima é comum ficar machado por causa da umidade e acaba criando lodo ou fungos. Já embaixo é comum ficar manchado de musgos ou de areias, já que a chuva pode espalhar particulas de terras no concreto. E fiz algumas pedrinhas no chão.
Para fazer as adaptações para um ambiente de atardecer, tem de eliminar as camadas de luz e sombra, pois o posicionamento do sol ou da fonte de luz é diferente. Há duas maneiras de resolver isso, e requer muita organização, por isso uso muito pastas e subpastas para me orientar durante a adaptação.
Veja a versão de atardecer.
Versão noturna
Foi bem divertido fazer este treino. ^^