Pintura Digital: Migrando para Photoshop

Estas pinturas eu já fiz no photoshop. Eu pulei do PIXIA para o Photoshop para aprimorar mais a pintura. Naquela época eu ainda estava explorando as possibilidades de pinturas no Photoshop. Estes eu fiz em 2008.


O desenho acima é o esboço da pintura. O ojetivo era usar o desenho para treinar a questão da cor, principalmente as cores complementares.


Como pode perceber tem duas cores predominantes, principalmente o Violeta e o Laranja. Ambos não são cores complementares, porque o Violeta é complementar a Amarelo e o Laranja é complementar a Azul. (Depois eu crio um Estudo sobre as cores e posto no blog.)
Mas por serem cores frias e quentes acaba criando contraste.

O céu foi uma das partes que eu gostei de fazer, até porque eu gosto muito de ver o amanhecer da primavera e do verão, por isso optei por usar as cores violeta e laranja.



Nessa pintura como estava explorando o photoshop não sabia por onde começar. Mas me virei para fazer esta pintura. Eu usei muito o smudge "borrar" e o blur. Eu não usei pincel com baixa opacidade para ficar natural, por isso que ficou esquisito o rosto, e algumas partes da composição. Mas valeu a experiencia.

Nessa pintura eu fiquei horas praticamente 3 dias e estava muito empolgado, realmente foi muito bom. E também era época onde tinha monte de trabalho escolar pra fazer.







Este é um esboço de uma personagem. Aproveitei para usar o desenho para treinar mais a pintura e tentei usar outras formas de pintar.



Nessa pintura eu comecei a usar camadas de baixa opacidade e texturas, além dos filtros do photoshop.
O modo de mesclagem da camada foi uma novidade nessa pintura, pois na época não sabia muitas coisas sobre o photoshop, e fui experimentando as ferramentas para ver os resultados.









Um outro esboço para treinar mais a pintura, dessa vez usando texturas.




Esta pintura eu usei o ruído para fazer textura de pele.
Usei outros filtros para criar textura na regata.
E o cabelo fiz fio por fio para pode criar um certo realismo.
O olho eu usei desfoque radial para fazer a íris, foi uma experiencia boa, porque criando algumas manchas com pincel e aplicar o desfoque radial consegue criar detalhadamente a íris.

Esta pintura deu trabalho, mas foi essencial para experimentar filtros e usar isso para simular texturas.
Esta pintura fiz em 2008, foi a ultima pintura, depois só na faculdade eu fiz algumas pinturas

Mas ainda não está no ponto. Eu vou criar outros desenhos para treinar mais a pintura digital.

Categories:

Leave a Reply